segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Fazendo amigos

Chegar num lugar diferente, montar uma casa, procurar emprego, fazer compras - nada disso é tão importante quanto fazer novos amigos. Ontem (domingo), eu e Dudu fomos a uma igreja de brasileiros e acho que foi mais um passo importante que demos no nosso processo de integração. Lá conhecemos outras pessoas que passaram ou estão passando pela mesma situação que nós, ou seja, estar longe da família, não ter emprego, ter que aprender uma nova língua (ou duas!). E o acolhimento foi tamanho que fomos convidados para o almoço de Ação de Graças hoje. E fomos, é claro! E foi ÓTIMO!!! Hoje nos sentimos entre amigos - amigos que nos fizeram rir, que nos deram conselhos, que nos deram dicas importantes de como sobreviver ao primeiro inverno!!! Hoje comecei a acreditar que vai dar certo, porque começamos a fazer amigos. E vou confessar uma coisa: fiquei com inveja de Maurício, quando Zai me contou que lá em Nova York se sentiu como se estivesse no Brasil, tal foi o contato com brasileiros. Então, mais que depressa busquei encontrar-me com brasileiros. E deu certo. Hoje estou mais feliz, mais confiante e sei que terei com quem passar o Natal e o Ano Novo, pois como tá todo mundo sem família, a gente forma a família dos desfamiliados!!!
Obs: Maurício é filho de Zai e mora em Nova York. Zai foi visitá-lo no mês passado. São nossos amigos de Salvador.