terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Trinta centímetros de neve

É, gente! Agora o Canadá está mostrando sua face mais terrível: o frio e a neve. A gente já sabia que eles viriam, mas talvez bem lá no fundo a gente desejasse que não fosse tão intenso. Mas é. E ainda é outono, viu? Ontem a temperatura caiu feito uma jaca mole: -20°C. Ah, mas tem o vento! Aí, meu camarada, vai a -30°C num tapa! Pra minha felicidade, ontem não teve aula. Pensei em sair e resolver algumas coisas, mas, ao contemplar a temperatura marcada no site de previsão meteorológica, foi bem fácil desistir e, como dizem por aqui, je suis restée a la maison (fiquei em casa). Ana tinha marcado de sair comigo, ela viria me buscar, de carro evidentemente, pra irmos ao shopping (evidentemente). Desencontrou-se do marido e resolveu, num arroubo de coragem que me fez admirá-la ainda mais, vir até a minha casa a pé! Pensando bem, agora me pergunto se foi coragem ou loucura! Bom, ficamos aqui, conversando até que ela me propôs que saíssemos para tomar um café. Olhei bem prá fora, voltei a olhá-la e propus: não seria melhor tomarmos um café aqui mesmo? E assim decidimos pelo Nescafé. Ela, muito sabidamente, preferiu o Ovomaltine, afinal prá quem sabe tomar café, fica difícil engolir café solúvel. Eu como tenho um paladar genérico, nem vi a diferença. Ou melhor, vi. A diferença entre ficar bem aquecidazinha em casa e encarar o vento gelado na rua.
À noite a neve começou a cair. E caiu a noite toda. Pela manhã, acordei, olhei prá fora e... neve. "Bom, tenho aula hoje", pensei. "Não é tempestade de neve", então, encarei. Três camadas de roupa, casaco impermeável, cachecol, touca, luvas, meias de lã, roupa de baixo, enfim, quase todo o guarda-roupa de uma só vez. Saí pisando gostoso na neve. sabe quando você pisa na areia da praia bem fofinha e fininha e faz um barulhinho engraçado? É parecido. Bom, cheguei à escola sem maiores problemas. Mas a neve não parava de cair. "Desse jeito", pensei, "vamos voltar prá casa com a neve pela cintura"! Bom, não chegou a tanto, mas quando saímos não havia como distinguir a calçada da rua. Tudo estava tomado de neve. Dudu disse que os motoristas andavam na auto-estrada a 20km/h. Alguns paravam para tirar a neve do vidro trazeiro. Normalmente, ele chega em casa por volta das cinco horas. Hoje já eram mais de sete quando ele chegou. Eu, por minha vez, esperei pelo ônibus uma meia hora. Cada um (pego dois ônibus). Cheguei em casa uma hora mais tarde que o normal. Mas é isso aí. Apesar de todo o transtorno que a neve causa, ao olharmos pela janela o que vemos é um belo cartão postal: telhados, pinheiros, carros, tudo branquinho. E as casas iluminadas pro Natal. É muito bonito de se ver. Se a gente pudesse ficar só na janela.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi, Suzane!!!
Aqui 'e a Cristiane!
Estou vendo seu blog, junto com a minha amiga canadense, e ela esta achando muito engracado os seus coment'arios!!!!!
Ela vai falar depois com voce...
Que bom que vc ja tem uma familia dos desfamiliarizados...rsrsrsrs
Eu estou com d'o de vc...com tanto frio assim, eu congelaria....
Um beijao!!!!
Cristiane