sábado, 29 de novembro de 2008

O processo de congelamento

Todo mundo sabe que existem dois tipos de geladeira: a convencional (que faz gelo e tem que descongelar) e a frost-free (aquela que gela sem fazer gelo). Pois é. Montreal estava na fase frost-free. Fazia frio. Só. Agora a cidade começa a entrar na fase convencional. E o pior é que está desregulada ainda. A neve cai um pouco, mas se mistura com chuva. E aí a cidade fica como a cozinha no dia de descongelar a geladeira - uma meleira só! Tudo molhado, escorregando, a neve amontoada junto à calçada.
O problema todo é pegar a manha de saber o que vestir! Sim, porque se você se agasalha demais, sente calor no ônibus, no metro ou quando entra em algum lugar. E a gente tem receio de colocar roupa de menos e sentir frio. O mais interessante é a gente olhar uma temperatura de 1 ou 2 graus positivos e ouvir dizerem: "ah, hoje não tá frio"! Como assim "não tá frio"? Dois graus é menos do que a geladeira de casa! Isso não é frio? Pois é, não é! A temperatura está descendo a ladeira e deve chegar a pelo menos 15 graus negativos. Será que aí a gente vai poder dizer que está frio?
Segunda-feira passada tive o prazer (??) de caminhar sobre a neve. Uma neve de uns 10 centímetros, fofinha, fazia um barulhinho engraçado quando eu pisava (estreei a minha bota de neve). Na quarta-feira tive o prazer (???) de andar sob a neve. Sim, estava nevando quando saí de casa! De leve! O problema é a regulagem da geladeira, que hora faz gelo, hora descongela. E aí chove! E aí forma a lâmina de gelo. E é aí que a gente escorrega! Mas já aprendi: a gente tem que andar arrastando os pés. Além disso, o solado da bota tem que ser do tipo pneu de inverno.
E assim a gente vai aprendendo a viver nessa cidade. Hora congelando, hora descongelando. Hora achando tudo muito lindo, hora se perguntando "o que é mesmo que eu tô fazendo aqui"? Mas não tem nada, não! Isso é só o começo! Alguém falou prá a gente que frio mesmo é quando a meleca congela dentro do nariz! E hoje um amigo nos disse que neve mesmo é quando está a pelo menos um metro de altura! Tudo bem! É sempre bom ouvir palavras animadoras, não é mesmo? No final sempre nos dizem: o primeiro inverno é sempre o pior. Quando vierem os outros, você já vai estar acostumado. Bom, sendo assim, que venha o primeiro inverno.

Um comentário:

Bel disse...

Suze, não pude deixar de rir. Mas me imaginei nessa situação, e quase desesperei só de pensar!
Aqui chove há mais de uma semana, e eu já estou entrando em pânico. E olha que nem tá fazendo frio. MAs a flata de vitamina D ativada pelo sol já está me deixando semi-deprê!!!

Que venha o primeiro inverno... e que passe logo!!!

Beijão!